quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Seguindo os sinais




SEGUINDO OS SINAIS


        
Você entra na cidade e recorda que a primeira vez que ali estivera, foi por uma paixão. Paixão esquecida na página de algum diário que você, com louca ternura, escreveu. A memória das palavras engoliu todas as emoções, angústias, frustrações ou qualquer mágoa remanescente de um romance acabado. Mas semelhante à memória de uma máquina, restou algum terminal que ligado a um banco de dados, restitui informações já  recobertas por acontecimentos recentes. Uma saudade volta a inundar-lhe o ser numa esplendorosa manhã de sol, tão linda como aquela em que se conheceram. Você volta a sentir o aroma dos pães e dos cafés que resguardam uma felicidade suavemente doméstica. Cresce uma detestável nostalgia e você constata, com certa resistência da memória, que a data atual coincide com a do dia em que se conheceram. Seria uma simples casualidade? Mais que isso, você se dá conta que está na mesma rua onde jantaram pela primeira vez e assistiram a um concerto de jazz. Você fica aterrada por uma dúvida: seriam sinais? Ora, nada acontece por acaso e milhares de coisas são movidas no eixo do universo para que coincidências ocorram.
No entanto, você corta bruscamente a hemorragia de sugestões que teima em inundar seu cérebro, fecha os olhos e encosta-se na poltrona do ônibus. Por sua própria segurança (ou insegurança) não iria dar vazão a essas enxurradas de idéias supersticiosas. Definitivamente não acreditava em sinais. Mas, se esses toques divinos, de fato, existissem?
 Pressentimentos? Intuições? Será que aquele homem de olhar caprichoso guardava as lembranças do passado? Provavelmente, ele diria que sim. O que havia de verdadeiro nele era essa falsidade com que conduzia as coisas. Uma excessiva adaptação a situações adversas, a convenções de sentimentos, ao uso de expressões por demais lisonjas que a agradava. Na verdade, há muito ele havia se esvaziado da substância amorosa, embora carregasse uma fragilidade não muito comum aos homens. Estratégia para atrair as mulheres? Era uma imagem máscula pendurada sobre um fundo de desamparo. Contradições que lhe davam um charme peculiar. Falava de si como se inventasse uma história de fadas. E você lutou para não ser parte da ficção. De pouco valeu, acabou enredada na tessitura das construções literárias. Você o amou na arte e na vida. Chorou uma semana. Chorou no banho. Chorou ao secar-se com a toalha. Chorou ao se olhar no espelho. Chorou nua... Com o tempo descobriu novas paixões, novas possibilidades, novos mundos. Agora estava ali, com uma câmera de turista a captar imagens para o seu álbum, porém, o que via eram partículas esquecidas, pedacinhos de cristais imperceptíveis às lentes da máquina.
Toma o metrô com a alma sufocada de azul. Desce numa estação qualquer para respirar e depara-se com um mural imenso onde tudo acontece simultaneamente. As naus dos conquistadores, a inquisição, cavaleiros com bandeiras ensangüentadas e um Cristo de olhar penetrante a desvendar os seus secretos desejos. Sua viagem é aquele afresco múltiplo. Não há clareza. Está sendo guiada pelo instinto que desvia o curso de seu destino. Há um traçado superior determinando seus passos. Há uma leve suspeita de que qualquer caminho que tomar encontrará, ao final, aquele homem, mas você resiste cooperar com o destino. Entra num bar para um café e constata que o garçom tem o nome igual ao dele, não há dúvidas de que um ar de magia envolve toda a situação. Era necessário estar atenta. Ele poderia surgir a qualquer momento. Melhor usar um corretivo nos olhos, um batom na boca e espiar, discretamente, nos lugares possíveis e nos impossíveis.
A noite chega e nada. Você volta ao hotel e entre um telefonema e outro, vê o número dele exposto em sua agenda. Passa horas imaginando encontrá-lo num acaso. No fundo, você sempre acreditou que, algum dia, o destino voltaria a uni-los. Talvez fosse necessário cooperar. Decide que vai ligar. É preciso arriscar, decifrar os códigos, fazer a parte que lhe cabe. Não é assim que discursam os místicos? Pega o telefone e sente um frio no estômago. Era já meia-noite... mas que importa? Fora à meia-noite que trocaram o primeiro beijo. Era uma hora mágica e nada poderia ser forte o bastante para contrariar toda aquela energia. Disca o número, já quase arrependida. Um medo de gaguejar, de perder a voz, de não saber o que dizer... cada toque é uma eternidade. Um desejo. Uma esperança. No quarto toque, uma voz feminina atende. Você, assustada, pergunta por ele. A voz responde que ele está no banho. Você silencia. A voz pergunta se você quer esperar, deixar recado, chamar no outro dia... Você desliga imediatamente e depois de organizar os pensamentos, sente uma ponta de dor. Por certo essa voz feminina seja um sinal claro e evidente de que você não entende nada de sinais.
                                                 Lucilene Machado

4 comentários:

  1. Gosto deste teu estilo conto-crônica, de tal forma que não sei onde estão os limites. E gosto deste cheirinho bom de Clarice Lispector!

    ResponderExcluir
  2. Lu, como sempre muita paixão , lindo
    Irene

    ResponderExcluir
  3. Uau! Você é um espetáculo mesmo (rs). A cada texto provoca novas sensações, suas palavras transcendem a tela do computador para reverberar no íntimo do leitor. Adorei! Beijo.

    ResponderExcluir
  4. Uau! Você é um espetáculo mesmo (rs). A cada texto provoca novas sensações, suas palavras transcendem a tela do computador para reverberar no íntimo do leitor. Adorei! Beijo.

    ResponderExcluir

Comentários