domingo, 12 de agosto de 2012

Coisas de Mulher


Ela queria ser amada. Coisas de mulher romântica. Nasce, cresce, envelhece mas, continua uma menina. Sofreu as decepções mais elementares, dessas que incluem abandono, traição, machismo, injustiça, violência e outras minúcias que deveriam ser abolidas da pauta dos relacionamentos. Ainda assim , sobreviveu. As mulheres sempre sobrevivem. São feitas de uma matéria frágil cuja embalagem deveria conter uma advertência: Manipule com cuidado! Porém se a parte interessada se nega a compreender a implícita recomendação do rótulo, ou talvez até seja mesmo inteiramente analfabeta, contribuindo assim para a concretização de trágicos episódios, não suplanta a garra da mulher. Ela reúne os cacos, as partículas, sacode a poeira, dá a volta por cima e... jura (as mulheres sempre juram) que nunca mais se deixará envolver. E na primeira oportunidade, lá está ela caindo no mesmo buraco. 
Coisas de mulher carente! 
 A mulher para quem abro aqui esse parênteses foi constituída também desse intrigante barro. Acreditou em príncipes, em alma gêmea, na outra metade da laranja... alimentou a ilusão de encontrar alguém que a considerasse importante, que compreendesse seus sentimentos; alguém amável, terno, com senso de humor;alguém que a confortasse quando estivesse deprimida, sem advertências ou censuras; alguém digno de confiança que ocasionalmente lhe escrevesse uma carta – um bilhete que fosse – declarando seu amor; alguém que lhe surpreendesse com flores, cartões e confessasse seus sentimentos, pensamentos, fraquezas, frustrações... Durante muito tempo esperou alguém que de vez em quando preparasse o jantar enquanto ela ousasse tomar um banho demorado; que mostrasse simpatia quando ela tivesse alguma indisposição; alguém que segurasse sua mão em público e lhe abraçasse na frente dos amigos.
Coisas de mulher sonhadora! 
Entretanto, descobriu tardiamente(antes tarde do que nunca!) que o homembideal não existia. Se existisse com certeza não seria ela a merecedora de tão preciosa dádiva. Desistiu do intento. Fez pacto. Promessa. Porta trancada. Que dor que dava! Quanta vontade de conhecer o infinito, de colocar estrelas no prato, nacama; de engolir a lua, refletir os sois de outros planetas e correr livremente pelo espaço sideral. 
Coisas de mulher nostálgica! 
Recolheu-se numa casa de caracol. Resistiu as perspectivas tentadoras, matou todas as possibilidades. De vez em quando deparava-se com pensamentos furtivos e escrevia nomes na vidraça... porém logo se redimia, restaurava a casa, reparava as frestas, as fendas, rasgava as idéias e lutava contra as leis da física (ou físicas?) que estão sempre presentes na relatividade dos imprevistos.
Coisas de mulher prevenida!
Entretanto esqueceu de apagar as pistas. Deixou marcas e pegadas na areia. Deixou o cheiro das fêmeas no ar, detalhes que não foram pressupostos. O "inimigo" que veio pelo instinto, conhecia de estratégias, de ciências exatas, de campo magnético, de pólos... positivos e negativos, sabia convergir e divergir .
Seu intento? Atrair e atrair. Só não percebeu que estava andando sobre um campo minado. Faltou-lhe intuição (penso que intuição também é coisa de mulher), o que faltou mesmo foi cuidado.
Quando os jornais publicaram a foto dela como a principal suspeita do crime, ninguém quis acreditar. Nem eu!
Coisas de mulher imprevisível!

10 comentários:

  1. Literalmente uma mulher de fases, que passa do romantismo, se atropela na carência, volta a sonhar, cai nas garras da melancolia(nostalgia), procura ser previnida e se torna imprevisível. De tão imprevisível, é imprevisível acreditar que ela deixou-se envolver novamente nesse crime.

    ResponderExcluir
  2. Literalmente uma mulher de fases, que passa do romantismo, se atropela na carência, volta a sonhar, cai nas garras da melancolia(nostalgia), procura ser previnida e se torna imprevisível. De tão imprevisível, é imprevisível acreditar que ela deixou-se envolver novamente nesse crime.

    ResponderExcluir
  3. Esse texto me levou a uns versos do grande Elomar: "...o amor é uma serepente/ Esse bicho morde a gente/ Vamos, pois, cantar 'parcela'" A chamada "parcela" aqui citada é um genero musical popular no nordeste dos seculos XIX e X, comumente utilizado na narração de tragédias amorosas ou o chamado entre os sertanejos de "mal desejo", os amores fatais,,,

    ResponderExcluir
  4. Elisa, gosto de sua leitura, sempre muito pertinente.
    Joca, não conheço o tal Elomar, mas interessante a comparação, gosto de ler as tragédias amorosas. Obrigada por suas leituras.

    ResponderExcluir
  5. Lucilene: Elomar Figueira de Melo é um compositor, cantor, violonista baiano. Seu estilo e toda sua inspiração vem do universo medieval, apesar de suas peças serem ambientadas normalmente na atualidade. Compõe e canta em linguagem subdialetal. Reportei-me a ele ao ler seu texto, lembrei-me das Cantigas de Amigo - que eram efectivamente "cantigas de Amor", ocorre que cantigas de amor pertenciam ao universo cortesão... talvez encontre alguns depoimentos do Elomar no you tube, do Programa "Ensaio", da TV Cultura de São Paulo... Segue um exemplo de um verso trágico: "mas apesar de tudo desfeito/ De tanto sonho louco que não tem mais jeito/ Tombando a ladeira, ja pela descida/ na tarde da vida rompo satisfeito/ Foste na jornada a jornada perdida/ Meu amor pretérito mais que perfeito...."

    ResponderExcluir
  6. Menino, que achado esse Elomar. Obrigada por apresentar-me. Ele escreve mesmo Cantigas de amigo. Achei fantástico, vou salvar alguma coisa para colcar em minhas aulas. Thank You!

    ResponderExcluir
  7. Lucilene, o universo medieval é muito vasto e tem muita beleza oculta naquilo que foi denominado trevas. Tem outro artista que trata com maestria os temas "cantigas de amigo" e também o seu contraponto, as "cantigas de escárnio". Trata-se de Roberto Bach. Esse deve ter sido noutros tempos um "goliardo" e caiu por um acaso qualquer em nossa época. Eu tenho digitalmente algum material literário daquele periodo, presentes de um amigo estudioso portugues que tem a gentileza de me enviar... se te interessar, me mande um endereço de eamil que terei prazer em te enviar.

    ResponderExcluir
  8. Sim me interesso. Meu email é lucilenemachado@terra.com.br Aproveita e me envia seus poemas para eu ler.
    Abraços e bom final de semana.

    ResponderExcluir
  9. Amei o blog, quantos posts interessantes.


    Visitem meu blog, temos várias dicas úteis e estamos abertas a qualquer dúvidas.

    http://isforus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Comentários